SIM!!! É possível fazer a portabilidade da dívida do cartão de crédito. A medida vale tanto para quem parcelou as compras, quanto para quem entrou no rotativo.
Desde a última segunda-feira, 1º, consumidores com dívidas no cartão de crédito, podem através da portabilidade de dívida, transferir a dívida de um cartão de crédito para outro banco ou instituição financeira que ofereça condições melhores, como taxas de juros mais baixas ou prazos de pagamento mais favoráveis.
A portabilidade está prevista em uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada pelo Banco Central no final de 2023. Essa mesma resolução, que faz parte das medidas do programa Desenrola, estabeleceu um limite de juros para o crédito rotativo e a fatura parcelada em 100% do valor da dívida.
Aqui estão os passos gerais para realizar a portabilidade da dívida do cartão de crédito:
- Pesquise e compare ofertas: Encontre instituições financeiras que ofereçam condições melhores para a transferência da dívida. Compare taxas de juros, prazos de pagamento e eventuais tarifas.
- Solicite a portabilidade: Entre em contato com a instituição financeira que oferece as melhores condições e solicite a portabilidade da sua dívida. Você precisará fornecer informações sobre sua dívida atual e seus dados pessoais.
- Aguarde a análise de crédito: A instituição financeira fará uma análise de crédito para avaliar sua capacidade de pagamento. Eles podem solicitar documentos adicionais, como comprovantes de renda.
- Assine o contrato: Se aprovado, você precisará assinar um novo contrato de crédito com a nova instituição financeira. Este contrato definirá as novas condições de pagamento.
- Liquidar a dívida antiga: A nova instituição financeira quitará sua dívida no cartão de crédito anterior, e você passará a dever para a nova instituição, mas com as novas condições acordadas.
- Acompanhe os pagamentos: Certifique-se de acompanhar os pagamentos do novo contrato para evitar juros e multas.
A portabilidade da dívida pode ser uma boa opção para reduzir os custos com juros e melhorar suas condições de pagamento, mas é importante ler todos os termos e condições antes de assinar qualquer contrato.